quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Desempregados ou vão para o Novas Oportunidades ou perdem subsídio

Trezentos mil desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) vão ser chamados até ao final do ano a frequentar no Programa Novas Oportunidades. A convocatória do Instituto do Emprego e Formação Profissional arranca já na próxima semana. E quem recusar vai perder o direito ao subsídio de desemprego.
As primeiras pessoas sem trabalho a serem chamadas são aquelas que já completaram o 9º ano, mas que ainda têm por fazer o 12º, explicou à TSF o presidente do IEFP, Francisco Madelino.
Depois, serão convocados os desempregados com qualificações mais baixas. Mesmo aqueles que não têm a antiga quarta classe e que recebem o RSI estão na lista.
A ideia é não só melhorar as qualificações destas pessoas, mas também responsabilizar quem não tem trabalho e recebe apoios do Estado.
De qualquer modo, o Presidente do IEFP garantiu que os desempregados vão continuar a contar como desempregados, apesar de estarem a frequentar uma formação. Francisco Madelino frisou que não há qualquer intenção de esconder os números do desemprego.
Recorde-se que há quase 600 mil desempregados em Portugal, o que corresponde a uma taxa de 10,6%.
Fonte: Portugal Diário via Informador Fiscal

Sem comentários: