quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Operação "Resgate Fiscal"

Fisco recupera 1,25 mil milhões de euros através da operação "Resgate Fiscal"

A operação da Direcção-Geral dos Impostos que tem o objectivo de identificar e sancionar as empresas que se apropriam do pagamento do IVA de clientes e dos descontos de IRS dos funcionários, já recuperou mais de 1,2 mil milhões de euros.

Na operação que a autoridade fiscal iniciou em Agosto de 2008, o Estado recuperou 1,25 mil milhões de euros, com mais de 36 mil empresas infractoras a regularizarem a sua situação tributária, o que equivale a cerca de 70% da totalidade dos devedores, segundo o comunicado Ministério das Finanças e Administração Fiscal. A operação “Resgate Fiscal” teve início em Agosto de 2008 e para a levar a cabo a Direcção-Geral dos Impostos reforçou os seus recursos humanos em mais de 76%, num esforço que conduziu a que fossem praticados mais de 66 mil actos de investigação criminal até hoje, salienta o ministério.
Entre os contribuintes em falta estarão algumas grandes empresas, segundo do comunicado do Ministério das Finanças, que refere que os montantes pagos pelas 10 maiores empresas ascende a 51,6 milhões de euros. “Os sectores de actividade onde se verificou maior índice de incumprimento da obrigação de entrega de imposto retido na fonte ou previamente recebido são a construção de edifícios, os transportes, a confecção de vestuário e a restauração”, diz o comunicado.

Fonte: O Informador Fiscal

Sem comentários: