quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Portugueses começam a sentir o efeito dos cortes nas deduções fiscais - Economia - PUBLICO.PT

Portugueses começam a sentir o efeito dos cortes nas deduções fiscais - Economia - PUBLICO.PT

A partir desta semana, a maior parte dos portugueses começa a ver os seus salários do mês de Fevereiro a serem processados pelas entidades patronais. E uma coisa é certa: muitos deles vão receber na sua conta bancária menos do que aquilo que receberam em Janeiro.

CIRCULAR N° 2/2012


1. As tabelas de retenção na fonte aprovadas pelo Despacho n.º 2075-A/2012, de 10 de fevereiro, do Ministro de Estado e das Finanças aplicam-se aos rendimentos de trabalho dependente e de pensões pagos ou colocados à disposição após a entrada em vigor daquele despacho.

2. Nas situações em que o processamento dos rendimentos foi efetuado em data anterior à da entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte de I RS e o pagamento ou colocação à disposição vem a ocorrer já na sua vigência, no decurso do mês de fevereiro de 2012, devem as entidades devedoras ou pagadoras proceder, até final do mês de março de 2012, aos acertos decorrentes da aplicação àqueles rendimentos das novas tabelas de 2012.

3. A não entrega, total ou parcial, nos cofres do Estado das
quantias referidas nos números anteriores constitui contra-
ordenação fiscal nos termos da lei, sem prejuízo da
responsabilidade do substituto pelos juros compensatórios
devidos desde o termo do prazo referido no número anterior até
ao termo do prazo para apresentação da declaração pelo
responsável originário ou até à data da entrega do imposto
retido, se anterior.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tabelas de retenção na fonte IRS


As tabelas agora aprovadas refletem as alterações introduzidas pela Lei n.º 64.º -B/2011, de 30 de dezembro (Orçamento de Estado para 2012), em cumprimento dos compromissos assumidos no programa de assistência económica e financeira a Portugal, designadamente a revisão das deduções à coleta e a convergência da dedução específica da categoria H, tendo sido igualmente tidas em consideração as majorações por dependente nas deduções previstas nos artigos 82.º e 83.º do Código do IRS.
Por outro lado, são criadas tabelas específicas para os trabalhadores dependentes abrangidos pela suspensão do pagamento de subsídios de férias e de Natal prevista no artigo 21.º da Lei n.º 64 -B/2011, de 30 de dezembro, garantindo a aplicação aos rendimentos auferidos por estes trabalhadores das taxas de retenção que correspondem ao respetivo rendimento médio mensal.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estímulo 2012

Ministério da Economia e do Emprego
Procede à criação da medida de apoio ao emprego «Estímulo 2012», que promove a contratação e a formação profissional de desempregados

A medida ativa de emprego Estímulo 2012, aprovada pela Portaria nº 45/2012, tem por objetivo apoiar a contratação de desempregados, promover e aumentar a sua empregabilidade, através de formação profissional. Esta medida está expressamente direcionada para os desempregos mais vulneráveis, nomeadamente os inscritos nos Centros de Emprego há pelo menos 6 meses.

Fonte: IEFP, DRE

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fisco vai controlar pagamentos por multibanco

Ministério das Finanças
Aprovada a declaração modelo 40 - Valor dos fluxos de pagamentos com cartões de crédito e de débito - e respetivas instruções

O Fisco vai controlar todas as compras efectuadas através dos terminais de pagamento automático, independentemente do valor, mas os contribuentes não serão identificados.

Fonte: DRE, TSF