Sociedade de contabilidade especializada no apoio à Gestão de Empresas nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade, Gestão Financeira e Gestão Administrativa de Recursos Humanos.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
IRS - taxa de imposto de 45 % não é inconstitucional
Tributação de subsídios de refeição pagos a trabalhadores que prestam serviço a tempo parcial
"...um subsidio de refeição atribuído ao trabalhador a tempo parcial com um período normal de trabalho de 4 horas diárias e 20 horas semanais, por referência a um período completo de 8 horas diárias e 40 horas semanais, no valor de €6,41 por cada dia de trabalho, o montante a excluir de tributação corresponde à sua totalidade."
Informação vinculativa aqui:
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Receita Fiscal - Síntese da Execução Orçamental de Novembro de 2010
Fonte: DGO
Convenção de dupla tributação com o Malawi
A convenção para evitar a dupla tributação com o Malawi, cuja negociação se concluiu agora, será objecto de assinatura nos próximos meses.
Comunicado de imprensa aqui:
Fonte: portal das finanças
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Leites achocolatados, conservas e refrigerantes vão manter as taxas de 6% e 13%
RTP Noticias, Vídeo
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Acordo de dupla tributação com San Marino
Fonte: Portal das Finanças
Dedução dos prejuízos fiscais
OTOC e outras sete entidades dizem que norma é contra transparência do acto tributário
A OTOC e outras sete entidades (Ordem dos Psicólogos Portugueses, AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Associação PME Portugal, Associação Portuguesa da Imprensa, ANPME - Associação Nacional das PME''''S, CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal e APECA - Associação Portuguesa das Empresas de Contabilidade e Administração) analisaram a proposta do governo de aditamento ao n.º11 do art. 52.º do CIRC inserida no OE 2011 e redigiram um comunicado conjunto.
Documento:Comunicado conjunto
IRC - Dedução de prejuízos
Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul de 26-10-2010, Processo n.º 03847/10
Os prejuízos fiscais apurados em determinado exercício, são deduzidos aos lucros tributáveis. Porém o direito á dedução dos prejuízos fiscais "deixará de ser aplicável quando se verificar, à data do termo do período de tributação em que é efectuada a dedução, que foi modificado o objecto social da entidade a que respeita ou alterada, de forma substancial, a natureza da actividade anteriormente exercida. ».
Importação de pneus novos e usados
Exportação de mercadorias
Com o intuito de prosseguir o objectivo de desmaterialização dos documentos apresentados à administração aduaneira, adopta-se um modelo de notificação de reexportação baseado na transmissão electrónica de dados, substituindo o actual modelo em suporte de papel.
Correcção extraordinária das rendas
As rendas de prédios arrendados para habitação anteriormente a 1 de Janeiro de 1980 podem ser objecto de correcção extraordinária durante a vigência do contrato, pela aplicação de factores referidos ao ano da última fixação da renda.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Fisco vai investigar 250 empresas que transferiram dinheiro para "offshores"
No âmbito desta iniciativa, “as empresas serão chamadas a justificar as transferências feitas e a explicar, designadamente, se elas resultam de operações com substância económica ou comercial. Na falta de justificação, a lei portuguesa sujeita estes pagamentos a taxa de tributação autónoma de IRC de até 55%, sem prejuízo da sanção penal a que haja lugar”, sublinha o gabinete de Fernando Teixeira dos Santos.
As empresas que vão ser alvo da inspecção foram responsáveis pela transferência de quase 93% dos fundos que constam dos dados disponibilizados pelos bancos. No total, os elementos enviados ao Fisco mostram que no ano passado 1100 empresas enviaram 700 milhões de euros para paraísos fiscais.
Fonte: O Informador Fiscal
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Crimes fiscais disparam. Culpa é da crise
Os crimes fiscais estão a aumentar: tal como os processos de corrupção e os crimes contra o património, há cada vez mais fugas ao Fisco.
...
A procuradora-geral adjunta não tem dúvidas e ao «Diário de Notícias» desta terça-feira diz que este aumento da criminalidade fiscal «é um reflexo da crise». Em causa estão crimes de fraude fiscal e abuso de confiança: empresas que fazem descontos para a Segurança Social nos salários dos trabalhadores mas depois não entregam o dinheiro ao Estado.
Fonte: O Informador Fiscal
Licenciamento Zero
Lei n.º 49/2010 de 12 de Novembro, autoriza o Governo a simplificar o regime de acesso e de exercício de diversas actividades económicas no âmbito da iniciativa «Licenciamento zero».
"O programa «Licenciamento Zero» uma medida do Programa Simplex que visa simplificar o regime de instalação e modificação de diversas actividades económicas mediante a eliminação de licenças, autorizações, validações, autenticações, certificações, comunicações, registos e outros actos permissivos, substituindo-os por um reforço da fiscalização sobre essas actividades e um agravamento do regime sancionatório. "
Fonte: DRE, Portal do Governo
Renda Condicionada
Os preços de construção da habitação, por metro quadrado de área útil, para vigorarem durante o ano de 2011 são:
a) Para a zona I - (euro) 743,70;
b) Para a zona II - (euro) 650,10;
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Produtores de cereais querem baixar IVA de 21% para 6%
A Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais (AFLOC) solicitou esta terça-feira aos grupos parlamentares uma redução do IVA dos actuais 21 por cento para 6%, alegando que os cereais são um bem alimentar essencial.
Aumento do salário mínimo nacional
Assembleia da República recomenda ao Governo que confirme o calendário já previsto para o aumento do salário mínimo nacional, estabelecendo o seu valor em € 500 em 1 de Janeiro de 2011.
Ginásios à frente do Parlamento em protesto contra IVA a 23%
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Comunicado do Conselho de Ministros de 11 de Novembro de 2010
Este Decreto-Lei procede a alterações à legislação do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), com vista, no essencial, à transposição para o ordenamento interno de um conjunto de directivas comunitárias sobre a matéria.
Em primeiro lugar, modificam-se as regras de localização dos serviços de carácter cultural, artístico, desportivo, científico, educativo e recreativo prestados a sujeitos passivos do imposto. Estes serviços passam a ser considerados localizados no lugar de estabelecimento do destinatário, excepto quando se trate de serviços relacionados com o acesso a eventos com aquela natureza, cuja tributação continuará a ocorrer no lugar de realização desses eventos.
Em segundo lugar, ainda em matéria de regras de localização, determina-se a extensão aos fornecimentos de calor ou de frio, através de redes de aquecimento ou de arrefecimento, das normas já actualmente vigentes no domínio dos fornecimentos de gás natural, através das respectivas redes de distribuição e de electricidade, ficando estas realidades, em tudo similares, sujeitos ao mesmo enquadramento tributário em sede de IVA.
Finalmente, são introduzidos mecanismos mais eficazes em matéria do combate à fraude e à evasão fiscal, em particular, no controlo das condições de isenção nas importações de bens, quando se demonstre que, na sequência da importação, os bens são de imediato expedidos ou transportados para outro Estado membro da UE, com destino a um sujeito passivo do imposto, passando a exigir-se informação mais detalhada sobre os intervenientes nestas operações e prova da subsequente transmissão isenta.
Comunicado do Conselho de Ministros de 11 de Novembro de 2010
Este Decreto-Lei, hoje aprovado na sua versão final e no âmbito da autorização legislativa da Assembleia da República, introduz no ordenamento jurídico português a arbitragem em matéria tributária, como forma alternativa de resolução jurisdicional de conflitos no domínio fiscal.
A arbitragem tributária permitirá que os processos que opõem os contribuintes ao Estado, em matéria fiscal, possam ser decididos através de estruturas mais ágeis – os tribunais arbitrais – que decidirão os litígios com os mesmos efeitos e força jurídica que um tribunal tributário.
A arbitragem tributária é instituída com os objectivos de imprimir uma maior celeridade na resolução de litígios que opõem a administração tributária aos contribuintes e reduzir a pendência de processos nos tribunais judiciais.
O processo arbitral tributário caracteriza-se pela redução das formalidades exigidas nos tribunais, de acordo com o princípio da autonomia dos árbitros na condução do processo, e pela precisão de um limite temporal de seis meses para a adopção da sentença arbitral, com possibilidade de uma única prorrogação, que nunca poderá exceder os seis meses.
Os tribunais arbitrais funcionam sob a égide do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), constituindo o processo arbitral tributário um meio processual alternativo ao processo de impugnação judicial.
São elegíveis como árbitros, como regra geral, juristas com 10 anos de comprovada experiência profissional na área da fiscalidade, sendo a designação dos árbitros feita pela CAAD e controlada pelo seu Conselho Deontológico.
Consagra-se um regime transitório que prevê a possibilidade de os sujeitos passivos submeterem aos tribunais arbitrais a apreciação dos actos tributários que se encontrem pendentes de decisão há mais de dois anos, com dispensa de pagamento de custas judiciais.
Fonte: Portal do Governo
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Desempregados ou vão para o Novas Oportunidades ou perdem subsídio
As primeiras pessoas sem trabalho a serem chamadas são aquelas que já completaram o 9º ano, mas que ainda têm por fazer o 12º, explicou à TSF o presidente do IEFP, Francisco Madelino.
Depois, serão convocados os desempregados com qualificações mais baixas. Mesmo aqueles que não têm a antiga quarta classe e que recebem o RSI estão na lista.
A ideia é não só melhorar as qualificações destas pessoas, mas também responsabilizar quem não tem trabalho e recebe apoios do Estado.
De qualquer modo, o Presidente do IEFP garantiu que os desempregados vão continuar a contar como desempregados, apesar de estarem a frequentar uma formação. Francisco Madelino frisou que não há qualquer intenção de esconder os números do desemprego.
Recorde-se que há quase 600 mil desempregados em Portugal, o que corresponde a uma taxa de 10,6%.
PME têm nova linha de crédito de três mil milhões de euros em Dezembro
Na audição sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2011, o responsável pela pasta da Economia disse que será lançada uma nova linha do programa PME Investe, no valor de três mil milhões de euros, no próximo mês. A esta junta-se uma outra de 250 milhões de euros de incentivo a projectos empresariais ligados à exportação e ainda 10 milhões de euros para a modernização do pequeno comércio.
Orçamento de Estado 2011
Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas enviou carta ao Ministério das Finanças a propósito da alteração ao artigo 52.º do Código do Imposto Sobre as Pessoas Colectivas (CIRC), em que a instituição reguladora da profissão se manifesta a sua «completa discordância», argumentando ser «infudada e contrária a toda auma tradição doutrinal arbitrária portuguesa».
Notícias relacionadas aqui:
Fonte OTOC
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Habitação: despejos mais fáceis para inquilinos devedores
Proposta é da Confederação Empresarial de Portugal que defende ainda mais benefícios fiscais entre eles a isenção do IMT e IMI em casos específicos
A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apresentou esta terça-feira um estudo para dinamizar a regeneração urbana com despejos mais fáceis para inquilinos devedores. Ao mesmo tempo, a confederação defende benefícios fiscais quando a casa é para arrendamento e licenciamentos mais simples nas obras de reabilitação.
Fonte: Agência Financeira
IMI: maioria das câmaras vai cobrar taxa máxima no próximo ano
Fonte: Agência Financeira
Portugal e Angola lançam negociação de Convenção para evitar Dupla Tributação
Comunicado de imprensa aqui: